Programação

Fotos

Palestrantes
William Golino
Ângela Grando
Raimundo Carvalho
Alain Herscovici
Clara Luiza Miranda
Bernardo Barros C. de Oliveira
César Huapaya
Marcio D’olne Campos
César Cola
Marcos Moraes
Sérgio Álvares
Alexandre Moraes
Márcia Jardim
Sônia Missagia
Aissa Guimarães
Wilberth Claython
Mónica Vermes
Almerinda Silva Lopes
Maria Cristina Correia L. Pereira
Ricardo da Costa

 



SEGUNDA - 29.03
MESA FLÁVIO DE CARVALHO
Coordenação: Enoque de Souza

 

  19h00 - Abertura
   
19h10
WILLIAM GOLINO (HISTÓRIA DA ARTE)

Crítica à ilustração pós-moderna.
A obra de arte moderna possui acumulados conhecimentos práticos, específicos, criativos e dialéticos, inexistentes na obra pós-moderna, que representa com formas anacrônicas, repetitivas e homogêneas um discurso opinativo.
   
19h30
ÂNGELA GRANDO (HISTÓRIA DA ARTE)
A construção da imagem pela força da memória.
Na complexidade de caminhos divisados na trajetória do pintor pernambucano Cícero Dias (1907-2003) arte e vida, memória e história, modernidade e tradição se intercalam. Trata-se de inferir questões que apontam a ancoragem da obra na matriz inestancável da memória.
   
19h50
RAIMUNDO CARVALHO (LITERATURA)
Um olhar brasileiro sobre a história da arte.
Breve apresentação da atividade de crítico de arte do poeta Murilo Mendes, abordando as relações entre sua poesia e as artes plásticas, nas quais se observam a constituição de um olhar brasileiro, para além de qualquer sectarismo.
   
20h10
ALAIN HERSCOVICI (ECONOMIA)
O que é a Economia da Cultura? As dimensões sociais da Cultura.
Este trabalho tem por objetivo apresentar os fundamentos da Economia da Cultura.
Os seguintes pontos serão analisados: 1) racionalidade econômica e racionalidades culturais 2) conceitos de sistemas e estruturas tecno-estéticos 3) Cultura, economia da diferenciação e construção de imagens midiáticas 4) práticas culturais, diferenciação social e identidade cultural.
   
  20h30 - Debate

 

 

 

 

TERÇA - 30.03
MESA RENATO VIANNA
Coordenação: Jamile Bravin

 

  19h00 - Abertura
   
19h10
CLARA LUIZA MIRANDA (ARQUITETURA)
Os dilemas da arquitetura e seu objeto perdido.
As transformações das ciências humanas, o novo paradigma da produção e as novas tecnologias comunicacionais, que parecem prescindir do mundo material, afetam a sensibilidade e a experiência. As mutações do habitat e do habitante desorientam as balizas do projeto, introvertendo o espaço arquitetônico.
   
19h30
BERNARDO BARROS COELHO DE OLIVEIRA (FILOSOFIA)
Do romantismo à cidade moderna: um percurso literário benjaminiano.
Relação de alguns elementos teóricos do romantismo alemão, presentes na primeira fase da obra de Walter Benjamin, com o tema da cidade moderna como ambiente estético, característico da última fase.
   
19h50
CÉSAR HUAPAYA (TEATRO)
Os paradigmas da arte contemporânea.
O mundo das artes não parece ter perdido o rumo da historia como afirmava Arthur Danto em 70. Quais são os paradigmas das artes performativas e do teatro contemporâneo? Segundo o performer de teatro, Grotowski, algumas teorias estéticas e científicas tendem a tornar-se caducas. No teatro, a etnocenologia rompe com o conceito de teatro, criando o de artes performativas e práticas performativas. A representação será substituída pela presentação.
   
20h10
MARCIO D’OLNE CAMPOS (CIÊNCIAS SOCIAIS)
Relações céu-terra.
Observações e criatividade em diferentes contextos sócio-culturais.
   
  20h30 - Debate

 

 

 

 

QUARTA - 31.03
MESA ITAMAR ASSUMPÇÃO
Coordenação: Simone Izoton

 

  19h00 - Abertura
   
19h10
CÉSAR COLA (EDUCAÇÃO)
A multiplicidade na estética pós-vanguardista.
Aspectos teóricos e práticos que movem a estética pós-vanguardista. Considerações sobre como a pluralidade de informação norteia o pensar e o fazer arte.
   
19h30
MARCOS MORAES (MÚSICA)
Teorias musicais: um singular plural.
   
19h50
SÉRGIO ÁLVARES (MÚSICA)
Perspectivas fenomenológicas do construtivismo no ensino e aprendizagem da música.
Teorias alternativas para uma fundamentação filosófica na pesquisa e exploração do valor epistemológico da música através da apreciação, interpretação, criação e educação musical.
   
20h10
ALEXANDRE MORAES (LITERATURA)
Teoria e narrativas contemporâneas.
   
  20h30 - Debate

 

 

 

 

QUINTA - 01.04
MESA PATRÍCIA GALVÃO
Coordenação: Rubens Lovatti

 

  19h00 - Abertura
   
19h10
MÁRCIA JARDIM (HISTÓRIA DA ARTE)
Momentos da história da arte.
Apresentação de momentos relevantes para os estudos de história da arte e sua inserção como disciplina na formação dos artistas plásticos e arquitetos.
   
19h30
SÔNIA MISSAGIA (ANTROPOLOGIA)
A arte do barro no Vale do Jequitinhonha.
Trabalhar a arte do barro foi um desafio. Não apenas por ser complexo falar sobre ela, mas porque, como símbolos, as peças elaboradas adquirem seus referentes na dinâmica das atividades diárias e nas experiências de seus criadores.
   
19h50
AISSA GUIMARÃES (HISTÓRIA DA ARTE)
Culturas e Temporalidades.
A contextualização da crise da idéia de identidade no pensamento e na cultura ocidentais contemporâneos, e a interpretação das diferentes formas de conhecimento e de relacionamento com o real, que coexistem na mesma conjuntura histórica.
   
20h10
WILBERTH CLAYTHON (LITERATURA)
Teoria: um meio para a poesia inteira.
A poesia é um complexo sistema sígnico que pode ser decodificado de variadas maneiras, conforme o repertório "teórico" do leitor. Por teórico entendemos o conjunto de informações, pesquisas, experiências, desejos, intuições que vai circunscrever nosso gesto interpretativo. Ler um poema é ativar ao máximo este conjunto, fazendo da teoria um instrumento, não de tortura, mas para maior curtição do prazer estético.
   
  20h30 - Debate

 

 

 

 

SEXTA - 02.04
MESA HÉLIO OITICICA
Coordenação: Laerte Tavares

 

  19h00 - Abertura
   
19h10
MÓNICA VERMES (MÚSICA)
Música e literatura: A Kreisleriana de Robert Schumann e de E.T.A. Hoffmann.
   
19h30
ALMERINDA SILVA LOPES (HISTÓRIA DA ARTE)
A pesquisa em arte.
Refletir sobre questões específicas da pesquisa em arte, desde a escolha do assunto e a afinidade do pesquisador com o seu objeto de estudo; métodos de trabalho; previsão de problemas e a sua solução; e o papel do pesquisador na proposição de questionamentos e na produção de novos conhecimentos.
   
19h50
MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO PEREIRA
(HISTÓRIA DA ARTE)

Uma arqueologia da história das imagens.
Trata-se de uma discussão a respeito da construção de um campo de saber, a história das imagens, e suas relações com a história e a história da arte.
   
20h10
RICARDO DA COSTA (HISTÓRIA)
O conhecimento histórico e a compreensão do passado: o historiador e a arqueologia das palavras.
A palestra tratará da hermenêutica imaginativa como método para a abordagem de documentos históricos - utilizando a arqueologia das palavras como fase decisiva da compreensão do passado - e a distinção entre passado histórico e passado prático como suporte teórico que distingue o historiador dos outros pesquisadores sociais.
   
  20h30 - Debate